CONECTE-SE CONOSCO

Direita no Brasil

PF inicia investigação para identificar brasileiros que burlaram suspensão do X

Publicado

on

A Polícia Federal (PF) está prestes a iniciar uma investigação detalhada para identificar brasileiros que violaram a ordem de suspensão da plataforma X, antigo Twitter, conforme decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão, emitida há mais de 20 dias, bloqueou o uso da rede social no Brasil devido ao descumprimento de ordens judiciais e à ausência de um representante legal da empresa no país.

O bloqueio foi referendado pela Primeira Turma do STF, e a advogada Rachel de Oliveira Villa foi nomeada representante legal da plataforma, o que pode levar à reversão da suspensão. Entretanto, enquanto o caso segue em análise, a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou que a PF identifique usuários que desrespeitaram a ordem, incluindo figuras públicas e políticos.

Fontes ligadas ao caso indicam que os agentes federais terão liberdade para monitorar amplamente a rede, sem distinção entre postagens críticas ao governo ou outros conteúdos. Qualquer residente no Brasil que esteja postando na plataforma será incluído na lista que será enviada a Moraes. Até mesmo veículos de imprensa que alegam publicar de outros países podem ser alvo da investigação.

Publicidade

Na decisão, Moraes também estabeleceu multas diárias de R$ 50 mil para usuários que utilizassem VPNs para burlar a suspensão. No entanto, até o momento, nenhum usuário foi multado, em parte devido à dificuldade do STF e da Anatel em rastrear acessos via redes privadas virtuais.

Mais lidas da semana