CONECTE-SE CONOSCO

Direita no Mundo

Milei reafirma compromisso com equilíbrio fiscal e austeridade em apresentação ao Congresso

Publicado

on

Para presidente argentino, que adotou medidas rigorosas de austeridade para combater inflação e estabilizar economia, orçamento equilibrado é inegociável.

Durante sua apresentação ao Congresso neste domingo (15), o presidente da Argentina, Javier Milei, reafirmou seu compromisso com a manutenção do equilíbrio fiscal e anunciou que vetará todos os projetos de lei que ameacem esse objetivo.

Desde sua posse em dezembro, Milei tem implementado medidas rigorosas de austeridade para combater a inflação e estabilizar a economia argentina. Ele destacou que considera o orçamento equilibrado como uma prioridade inegociável e afirmou que qualquer aumento de despesas só será considerado se acompanhado de reduções equivalentes em outras áreas. Caso contrário, afirmou Milei, o aumento será vetado.

Publicidade

O presidente também destacou que sua meta é garantir o equilíbrio fiscal, independentemente das condições macroeconômicas. “Esta proposta de orçamento foi elaborada para proteger o equilíbrio fiscal, independentemente do cenário econômico”, declarou.

O projeto de orçamento para 2025 prevê uma expansão econômica de 5%, com uma inflação projetada de 18,3% e uma taxa de câmbio de 1.207 pesos por dólar até o final do ano. Para os anos seguintes, o orçamento estima um crescimento do Produto Interno Bruto de 5% em 2026 e 5,5% em 2027.

Foto: Luis Robayo / AFP

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana