CONECTE-SE CONOSCO

Direita no Mundo

Casa Branca critica suspensão da plataforma X no Brasil e defende liberdade de expressão

Publicado

on

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (17), a Casa Branca manifestou críticas à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender a plataforma X em todo o Brasil. A porta-voz do governo Joe Biden, Karine Jean-Pierre, destacou que o acesso às redes sociais é essencial para a liberdade de expressão.

“Fomos muito claros em nossa posição sobre as redes sociais. Acreditamos que as pessoas devem ter acesso a elas, pois são uma forma de liberdade — liberdade de expressão. Isso é algo sobre o qual sempre mantivemos uma posição firme”, afirmou Karine, em resposta à pergunta da jornalista Raquel Krahenbuhl, da TV Globo, durante a coletiva em Washington.

A plataforma X está suspensa há cerca de 20 dias, após seu proprietário, Elon Musk, recusar-se a cumprir ordens judiciais de bloqueio de perfis investigados. Além disso, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil, após Moraes ameaçar de prisão a representante da rede no país. Para que a plataforma seja reativada, Musk precisa nomear um novo representante no Brasil e cumprir todas as determinações judiciais.

Publicidade

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou que está acompanhando o caso e reiterou que a liberdade de expressão é fundamental para a democracia.

Mesmo com a suspensão, alguns usuários relataram ter conseguido acessar a plataforma nesta quarta-feira (18). O STF afirmou estar investigando a situação, segundo informações do portal UOL.

Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW

Mais lidas da semana