CONECTE-SE CONOSCO

Direita no Mundo

Procuradoria da Venezuela solicita prisão de Edmundo González, opositor de Nicolás Maduro

Publicado

on

A Procuradoria da Venezuela solicitou nesta segunda-feira a prisão de Edmundo González Urrutia, opositor do presidente Nicolás Maduro nas eleições de julho. Maduro foi declarado vencedor, em meio a denúncias de fraude pela oposição.

O promotor Luis Ernesto Dueñez Reyes pediu a prisão de González Urrutia, alegando crimes de usurpação de funções, falsificação de documento público, incitação à desobediência, conspiração, sabotagem e associação criminosa.

González Urrutia não compareceu a três convocações do Ministério Público na última semana. A investigação contra ele está ligada à publicação de um site onde a coalizão de oposição, Plataforma Unitária Democrática (PUD), afirma ter carregado 83,5% das atas eleitorais coletadas, reforçando a denúncia de fraude nas eleições presidenciais.

A PUD divulgou essas atas, consideradas “falsas” pelo governo, após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarar Maduro como vencedor. Diversos países questionaram essa decisão, apoiando a alegação de que González Urrutia venceu por ampla margem.

Publicidade

A Procuradoria convocou o candidato da PUD para responder por usurpação de funções, falsificação de documentos públicos, incitação à desobediência, crimes cibernéticos, associação criminosa e conspiração. Na quinta-feira, a Procuradoria alertou que, se ele não comparecesse novamente, seria emitida uma ordem de prisão, considerando-o em risco de fuga.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais no último domingo, González Urrutia acusou o Ministério Público de agir como “um acusador político”, afirmando que estava sendo convocado sem garantias de independência e devido processo.

Mais lidas da semana