Direita no Brasil
Senador Cleitinho usa orégano para ilustrar os 40 gramas de maconha liberados pelo STF
O senador Cleitinho (Republicanos-MG) postou em suas redes sociais um vídeo em que pesa orégano para ilustrar quanto são 40 gramas de maconha. Essa quantidade foi recentemente definida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como a máxima que uma pessoa pode portar sem cometer crime, decisão concluída na semana passada com oito votos a três. No vídeo, Cleitinho destaca que com 40 gramas de maconha é possível fazer 133 “baseados”, citando uma mensagem de WhatsApp que informa que cada cigarro da droga pesa 0,3 grama e é vendido por R$ 10, totalizando R$ 1,3 mil na quantidade liberada pelo STF.
O senador enfatizou que a maconha ainda é um produto ilegal, comprado exclusivamente de traficantes, o que, segundo ele, faz com que a decisão do STF favoreça o crime organizado ligado ao tráfico de drogas. A decisão gerou críticas de diversos deputados e senadores, que argumentaram que o STF estaria invadindo a competência do Congresso de legislar sobre o tema.
Cleitinho também expressou, no vídeo postado no domingo, 30, a esperança de que a Proposta de Emenda à Constituição 45/2023, conhecida como PEC Antidrogas, seja colocada em pauta pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o mais rápido possível. A PEC propõe criminalizar o porte e a posse de todas as drogas, independentemente da quantidade, e foi protocolada no ano passado como resposta do Congresso ao que consideram uma usurpação de sua competência legislativa pelo STF.
Além de Cleitinho, dezenas de parlamentares manifestaram seu descontentamento com a decisão da Corte. Eles defendem que o Congresso é o órgão adequado para legislar sobre questões tão sensíveis quanto a descriminalização de drogas, e não o Judiciário.
O vídeo de Cleitinho, que gerou ampla repercussão, levanta um debate crucial sobre os limites da atuação do STF e do Congresso Nacional na criação e interpretação das leis no Brasil. A aprovação da PEC Antidrogas poderia redefinir o cenário legislativo em relação ao porte e posse de drogas no país, intensificando ainda mais o embate entre os poderes Legislativo e Judiciário.
Mostro pra vocês as 40 gramas de maconha que o STF descriminalizou! Agora faço uma pergunta aonde que eu comprei? pic.twitter.com/RGXvYUzJTG
— Cleitinho (@cleitinhotmj) June 30, 2024
-
Direita em Manaus5 meses atrás
Bolsonaro lamenta morte de Arthur Bisneto: ‘Senador, não imagino a dor sentida’
-
Direita em Manaus5 meses atrás
João Arce: uma visão transformadora para o futuro de Manaus
-
Direita no Brasil1 mês atrás
Apoio de Bia Kicis impulsiona Sérgio Kruke na corrida pela Câmara Municipal de Manaus
-
Direita no Mundo2 semanas atrás
Israel realiza bombardeios no centro de Beirute pela primeira vez e intensifica ofensivas contra o Hezbollah
-
Direita em Manaus2 meses atrás
Em Manaus, candidato conservador desafia corrupção eleitoral e conquista eleitor com resposta ética
-
Direita no Amazonas5 meses atrás
Delegado Pablo vem pré-candidato a Vereador em 2024
-
Direita no Amazonas5 meses atrás
Pré-candidato de Bolsonaro ganha força na Zona Oeste de Manaus
-
Direita no Brasil4 meses atrás
Bíblia e placa escrita ‘Jesus salva’ ficam intactas após incêndio em residência
-
Direita no Amazonas6 meses atrás
Norte da (e) Direita | O Despertar do líder Regional de Direita no Amazonas
-
Direita no Brasil4 meses atrás
Flávio Bolsonaro classifica acusações de privatização de praias como ‘fake news da esquerda’